CARBOIDRATOS: Afinal, devo consumir ou não?
- Esteticamente Saudável
- 8 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Afinal, o que são os carboidratos?
Os carboidratos são amplamente encontrados na natureza.
Sua função é basicamente, estrutural e energética, ou seja, ajudam a compor os nossos tecidos (fazem parte da molécula de DNA por exemplo) e fornecem energia para as células.
CLASSIFICAÇÃO:
- CARBOIDRATOS SIMPLES: Molécula pequena, sabor doce, rápida absorção.
· Monossacarídeos:
§ Glicose;
§ Galactose;
§ Frutose; (frutas)
§ Ribose e Desoxirribose; (fazem parte do DNA e RNA.)
· Dissacarídeos:
§ Sacarose = Glicose + frutose;
§ Lactose = glicose + galactose; (leite)
§ Maltose = glicose + glicose; (malte)
- CARBOIDRATOS COMPLEXOS: Molécula maior, absorção lenta, mais saudáveis.
· Polissacarídeos: Exemplos amido e glicogênio. (ambos possuem função de armazenamento de energia).
o Exemplos: cereais, arroz, milho, centeio, aveia, raízes, aipim, batata, etc.
COMO FUNCIONA O PROCESSO DE DIGESTÃO:
PASSO 1 – Os alimentos são digeridos no nosso trato gastrointestinal;
PASSO 2 – Inicia-se o processo de absorção, onde os monossacarídeos passam para a corrente sanguínea.
A frutose e a galactose são convertidas em glicose.
A partir de agora, todas as reações do metabolismo envolvem apenas a glicose.
PASSO 3 – Quando os níveis de glicose no sangue começam a subir, o pâncreas produz e libera insulina. A insulina vai para a corrente sanguínea e ajuda a glicose a entrar nas células do corpo (como as células do músculo e do coração).
O objetivo do corpo é estar sempre em equilíbrio, ou homeostase, assim, a insulina é liberada para manter a concentração de glicose na corrente sanguínea o mais constante possível.
PASSO 4 – Após entrar nas células do corpo, os níveis de glicose no sangue voltam ao normal e a glicose poderá desempenhar seu papel dentro das células, de acordo com a necessidade.
ATENÇÃO!
Caso o corpo não esteja precisando de energia, a glicose será transformada em gordura. Ou seja, uma fonte de energia para quando houver falta.
PORQUE OS CARBOIDRATOS SIMPLES DEVEM SER EVITADOS?
Os carboidratos simples em excesso são prejudiciais. Porque por terem uma molécula pequena, são digeridos muito rápido, e os níveis de glicose no sangue sobem rapidamente, fazendo com que o pâncreas tenha de produzir e liberar grande quantidade de insulina em muito pouco tempo. Se esse processo se repetir por inúmeras vezes, o pâncreas pode ficar sobrecarregado e deixar de funcionar da forma adequada, um risco para o desenvolvimento do diabetes mellitus.
Além disso, devido a grande quantidade de glicose disponível para as células em muito pouco tempo, haverá a tendência de armazenamento dessa energia na forma de gordura, contribuindo para o aumento de peso.
OS AÇUCARES DAS FRUTAS, TAMBÉM SÃO PREJUDICIAIS?
Não! As frutas possuem concentração de açúcares muito menor do que os alimentos industrializados adicionados de açúcar, e as frutas possuem fibras, vitaminas, minerais e outras substâncias que podem trazer benefícios para o organismo.
QUAL A INGESTÃO DE CARBOIDRATOS NECESSÁRIA DIARIAMENTE?
Para homens e mulheres adultos, é necessário que a quantidade de carboidratos fique entre 45 a 65% de todas as calorias do dia.
Sendo que, cada grama de carboidrato oferece 4 Kcal.
PORQUE DEVO COMER CARBOIDRATO APÓS O TREINO?
O corpo humano armazena carboidratos na forma de glicogênio, nos músculos ou no fígado. Quando uma atividade física é iniciada, parte do glicogênio muscular é usado para produzir energia para as células. Por isso, é recomendado ingestão de carboidratos após a prática de atividade física, para que o corpo faça a reposição do glicogênio muscular perdido.
A recomendação é que a ingestão seja imediatamente após a prática do exercício, pois neste momento as fibras musculares estão mais predispostas a sintetizar glicogênio.
DEVO ELIMINAR O CARBOIDRATO DA DIETA?
Não! Eles são essenciais para nossa sobrevivência. São eles que nos fornecem energia. Porém é necessário que a quantidade ingerida seja regulada, para que não ocorra acúmulo desnecessário.
Ficou com alguma dúvida?
Este post te ajudou?
Conta pra mim!








Comentários